Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12256
Título: Estudo do processo de secagem do resíduo de malte gerado na produção de cerveja
Autor(es): Batista, Evandro Alves
Palavras-chave: Bagaço de malte
Modelos matemáticos
Secagem convectiva
Data do documento: 19-Dez-2016
Resumo: O bagaço de malte é um resíduo oriundo da indústria cervejeira representando a maior parte do total dos subprodutos gerados e é quantitativamente o principal rejeito do processo cervejeiro. Mediante a grande quantidade de material descartado, há a necessidade de um destino adequado para esse material. Uma forma de atuação, no que diz respeito ao aproveitamento de resíduos é a de buscar utilizações economicamente viáveis. Assim sendo, este trabalho realiza um estudo da secagem do resíduo gerado pelo processo de fabricação da cerveja com o objetivo de estudar a cinética de secagem em diferentes temperaturas com variações de massa de secagem, avaliadas a partir das curvas de secagem, utilizando-se de modelos matemáticos para descrever o comportamento da cinética de secagem. A secagem convectiva foi realizada em estufa com circulação de ar a 2 partir de um planejamento fatorial completo 2 com três repetições no ponto central. ° As variáveis independentes foram temperatura do ar de secagem (50, 60 e 70 C), e massa do produto (100, 300 e 500g). A variável dependente analisada neste trabalho foi a constante de secagem obtida a partir de modelos de secagem empíricos. Os modelos matemáticos utilizados foram o de Henderson & Pabis, Midilli, Newton e Page e os resultados obtidos mostraram forte influência da temperatura no tempo de secagem, comprovado pelo comportamento das curvas de secagem para três temperaturas estudadas e os resultados partir da análise estatística e das curvas de cinéticas de secagem apontaram para o modelo matemático de Page, obtendo o melhor ajuste para descrever a função de umidade relativa com o tempo de secagem do bagaço de malte, com coeficiente de determinação acima de 0,9996, em todas as condições testadas.
Descrição: BATISTA, E. A. Estudo do processo de secagem do resíduo de malte gerado na produção de cerveja. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12256
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evandro Alves Batista.pdfPDF - Evandro Alves Batista2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.