Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12263
Título: Aproximações ou distanciamentos com a dança a partir da concepção, objetivos e estrutura de aula de zumba
Autor(es): Moreira, Aluska Torres Ramos
Palavras-chave: Dança
Zumba
Ginástica
Data do documento: 15-Dez-2016
Resumo: O estudo teve por objetivo descrever e analisar alguns eixos temáticos que constam no manual de instrutor Zumba Fitness, bem como, descrever e analisar os movimentos de um dos ritmos utilizado nas aulas do Programa Zumba a partir de um vídeo preparatório para instrutores do programa. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva dada a sua intenção de apresentar, de acordo com Gil (2002), as características do fenômeno, no caso desse estudo, a Zumba a partir de uma análise temática de alguns dos tópicos do Manual de Treinamento para Instrutor Zumba, a destacar: Concepção, benefícios e estrutura da aula. Este último item foi articulado à descrição de um (01) vídeo preparatório para instrutores do programa, do ritmo Merengue. O estudo acredita que a discussão sobre o fitness a partir da Zumba, na Licenciatura em Educação Física, sob o olhar de uma instrutora Zumba Fitness e graduanda é de suma importância, considerando que a temática fitness não está descolada da formação e atuação do professor de Educação Física, pois o mesmo poderá tratar as práticas corporais como saberes a serem abordados na Educação Física escolar, bem como, apontar a transitoriedade, a temporalidade destas práticas no âmbito das academias de ginásticas e suas relações com o mercado de consumo.
Descrição: MOREIRA, A. T. R. Aproximações ou distanciamentos com a dança a partir da concepção, objetivos e estrutura de aula de zumba. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12263
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Torres Ramos Moreira.pdfPDF - Aluska Torres Ramos Moreira671.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.