Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12272
Título: Interdisciplinaridade e histórias em quadrinhos: contribuições para o ensino de Geografia
Autor(es): Nascimento, Luciene Frabrizia Alves
Palavras-chave: Geografia escolar
Práticas interdisciplinares
histórias em quadrinhos
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O presente Trabalho é resultado de dois anos de pesquisa na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O projeto foi desenvolvido, tendo em vista, a necessidade de ampliar a capacidade cognitiva dos discentes, através de novas metodologias no processo de aprendizagem da Geografia escolar. Tendo com prática a interdisciplinaridade imprimindo uma multiplicidade de enfoques, relacionando-os ao tema proposto “Biomas brasileiro”, numa convergência entre a Geografia e a Língua portuguesa, por meio da produção de Histórias em Quadrinhos (HQ‟s). Nesta perspectiva, o trabalho teve por objetivo geral analisar como a interdisciplinaridade contribui para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na Geografia escolar,assim como, objetivos específicos identificar como os alunos compreendem as diferentes paisagens e suas transformações no espaço geográfico, através da práxis interdisciplinar; verificar como os alunos compreendem as categorias geográficas na produção das Histórias em Quadrinhos – HQ‟s; demonstrar a importância do gênero textual- HQ‟s para a sistematização do tema abordado. A pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa-ação, numa concepção crítica acerca das transformações do espaço geográfico. O projeto foi dividido em etapas: No ano letivo 2014, a análise dos questionários, para a compreensão da realidade e as perspectivas referentes à disciplina; posteriormente o desenvolvimento da práxis interdisciplinar, relacionando o conteúdo “Biomas brasileiros” ao evento da Copa do Mundo, que acontecia naquele período no Brasil, por meio da produção de HQ‟s desenvolvidas pelos discentes; por fim, a análise das produções desenvolvidas pelos mesmos. No ano letivo 2015 iniciou com á aplicação e avaliação dos questionários; em seguida, a análise das categorias geográficas em uma conjuntura de escala local, dando ênfase à paisagem; posteriormente, o desenvolvimento da práxis interdisciplinar correlacionando as produções ao tema, finalizando com á análise das mesmas. Os resultados comprovaram a necessidade do trabalho interdisciplinar, tendo em vista que, os alunos desenvolveram através da mesma a linguagem geográfica, compreendendo as categorias geográficas nas produções desenvolvidas. Além disso, as HQ‟s permitiram desenvolver habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos discentes, dentre os quais: a criatividade, o trabalho em equipe, a escrita, nas produções, em fim, proporcionou a sistematização do tema proposto numa correlação de áreas do conhecimento afins. Em síntese, os alunos desenvolveram a capacidade de analisar criticamente o espaço geográfico e a complexidade de fenômenos que o compõe, identificando neste processo, as problemáticas advindas da dinâmica espacial, e as consequências sociais, ambientais, culturais, para a sociedade.
Descrição: NASCIMENTO, L. F. A. Interdisciplinaridade e histórias em quadrinhos: contribuições para o ensino de Geografia. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12272
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciene Fabrícia Alves Nascimento.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.