Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12275
Título: Filosofia e meio ambiente: uma reflexão acerca do pensamento ético de Hans Jonas
Autor(es): Andrade, Rayssa Barbosa de
Palavras-chave: Filosofia
Meio ambiente
Ética
Ética ambiental
Data do documento: 19-Dez-2016
Resumo: A temática que envolve esse trabalho é uma junção entre a filosofia e o Meio ambiente. Apresentaremos aqui essa relação tendo como referência o pensamento ético do filósofo alemão Hans Jonas, o qual destacaremos sua obra O Principio Responsabilidade – ensaio para uma ética para a civilização tecnológica (1979). Buscaremos também, de forma breve, apresentar aspectos biográficos acerca do pensador, ressaltando no pensamento do mesmo a sua teoria da responsabilidade, onde se encontra pautada na relação entre ética e meio ambiente. Rompendo com as éticas tradicionais, Hans Jonas nos aponta as bases para uma nova teoria ética, esta voltada para o homem contemporâneo. Encontramos na proposta Jonasiana o dever do homem para com as gerações futuras e para com a sobrevivência do planeta Terra. Dessa forma, percebe-se que a proposta ética de Jonas é uma ética ecocêntrica, pois a mesma leva à relação entre o ser humano e o meio ambiente (a natureza em geral). Há uma necessidade do homem contemporâneo em preservar o Meio ambiente, isto é, faz-se necessário o cuidado com todos os seres vivos que habitam nosso planeta.
Descrição: ANDRADE, R. B de. Filosofia e meio ambiente: uma reflexão acerca do pensamento ético de Hans Jonas. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12275
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RAYSSA BARBOSA DE ANDRADE.pdf273.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.