Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12276
Título: Contribuições da Igreja Católica para o desenvolvimento social na diocese de Guarabira/PB
Autor(es): França, Francisco Elianilton Alves de
Palavras-chave: Igreja Católica
Pastorais sociais
Diocese de Guarabira
Data do documento: 2016
Resumo: A Igreja Católica através de suas pastorais sociais, organismos e instituições filantrópicas a ela vinculadas desenvolve um relevante serviço social. Esse serviço contribue na melhoria da qualidade de vida da população assistida pelas referidas pastorais e organismos de ação social. Diante dessa problemática, foi desenvolvido um estudo preliminar nas coordenações diocesanas das pastorais sociais da Diocese de Guarabira/PB, para analisar os principais problemas encontrados pelos agentes das referidas pastorais. Bem como, conhecer o trabalho realizado pelos mesmos. Baseado em referencial teórico atualizado, Agostini (2002), Bitencourt (2000), Cnbb (2004), Dornelas, (2010), Hoffmann (2010), Pires (2006), partiu-se para as pesquisas de campo, que se iniciaram com o reconhecimento da área de estudo, ou seja, em uma observação ativa e participante, através da aplicação de questionários semiestruturados em 05 pastorais sociais, 01 organismo de ação social e 02 instituições filantrópicas. Os resultados preliminares indicam que a Igreja Católica através de sua ação social apesar de enfrentar dificuldades exerce um importante papel de agente transformador social na vida da população mais carente e desassistida pelo Estado. Deste modo, a Igreja Católica contribui de forma simples, porém, um tanto eficiente no desenvolvimento social da população do brejo e agreste da Paraíba. É preciso reconhecer o trabalho desenvolvido pelas pastorais sociais, organismos e instituições filantrópicas vinculadas à diocese de Guarabira/PB bem como, a importância de várias pessoas comprometidas com esses trabalhos.
Descrição: FRANÇA, F. E. A. de. Contribuições da Igreja Católica para o desenvolvimento social na diocese de Guarabira/PB. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12276
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Elianilton Alves de França.pdfFrancisco Elianilton Alves de França850.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.