Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12277
Título: Impactos socioeconômicos decorrentes da construção da barragem de Araçagi/PB
Autor(es): Silva, Rosemery Souza e
Palavras-chave: Escassez Hídrica
Implicações Socioeconômicas
Barragem de Araçagi
Data do documento: 2016
Resumo: Diante da magnitude dos problemas sociais provenientes da escassez hídrica na região Nordeste, as autoridades governamentais apontam a construção de grandes barragens como a principal medida preventiva de combate à seca. Tal estratégia, impostas à sociedade como sinônimo de progresso, ocasionam danos irreversíveis a paisagem e aos demais elementos que a compõem. Nesse contexto, o presente trabalho tem por intuito, analisar através de um estudo de caso, os processos de negociação, desapropriação e/ou realocação gerados em virtude da construção da barragem de Araçagi/PB, evidenciando, as principais implicações socioeconômicas que impactaram diretamente no modo de vida das famílias atingidas. A pesquisa teve como público-alvo os reassentados nas Agrovilas Tainha e Mulunguzinho. Como procedimentos metodológicos, procedeu-se uma pesquisa na rede mundial de computadores, e na biblioteca do campus III da UEPB, além de relevantes entrevistas com alguns moradores dessas comunidades. Apesar das inegáveis perdas materiais e imateriais incorridos, os resultados indicam que 100% dos entrevistados encontram-se satisfeitos com as mudanças sofridas em suas vidas, tendo em vista, as inúmeras melhorias efetuadas em termos de infraestrutura e a maximização da oferta de água.
Descrição: SILVA, R. S. de. Impactos socioeconômicos decorrentes da construção da barragem de Araçagi/PB. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12277
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosemery Souza e Silva.pdfRosemery Souza e Silva650.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.