Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12289
Título: O processo de expansão urbana no município de Dona Inês/PB
Autor(es): Galdino, Francisco de Assis de Lima
Palavras-chave: Urbanização
Loteamentos
Infraestrutura básica
Meio ambiente
Data do documento: 2016
Resumo: O crescimento urbano engajou números exacerbados nos últimos tempos. Esse fenômeno ganhou corpo com fortalecimento do capitalismo na sociedade, atraindo contingente populacional em busca de oportunidades para vencer as barreiras sociais e favorecer amenidades, em uma realidade adversa, genitora de fatores perversos e marginalizadores. O presente trabalho visa analisar o processo de urbanização da cidade de Dona Inês/PB, desde sua formação, fazer um levantamento de sua expansão urbana, das ruas, bairros urbanos, loteamentos existente e o grau de pavimentação, contextualizando com imagens, enfatizando a ocorrência de problemas associados ao uso e ocupação inadequada de áreas com pouca ou nulas de infraestrutura básica, tornando o ambiente desafiador e hostil, tanto aos residentes quanto ao meio ambiente. O avanço urbano sobre novas áreas sem o planejamento como elemento norteador para um uso coeso e sustentável do solo, ocasiona problemas de ordem ambiental, social e de saúde pública. Essas ocupações sem o acompanhamento de políticas públicas que implemente serviços de coleta de resíduos, esgoto sanitário, água potável, iluminação, entre outros, as torna mais vulneráveis a epidemias ligadas vetores originários desses elementos degradantes e a ocupação urbano sem sustentabilidade em desequilíbrio com o meio ambiente circundante.
Descrição: GALDINO, F. de A. de L. O processo de expansão urbana no município de Dona Inês/PB. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12289
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis de Lima Galdino.pdfFrancisco de Assis de Lima Galdino5.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.