Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12297
Título: Análise sobre a problemática da gestão dos resíduos sólidos no município de Logradouro/PB
Autor(es): Oliveira, Fernanda Medeiros de
Palavras-chave: Gestão
Resíduos Sólidos
Legislação
Data do documento: 2016
Resumo: Um dos grandes problemas ambientais na atualidade é a intensa geração de resíduos sólidos e sua gestão, isto tem sido foco da preocupação de pesquisadores das mais diversas áreas de estudo, além de se tornar um dos grandes desafios para os lugares ao longo das próximas décadas. Essa pesquisa objetiva realizar uma discussão sobre a problemática da gestão dos resíduos sólidos no município de Logradouro/PB, tendo como ponto de partida para o entendimento de vários problemas ambientais e sociais, além de analisar a situação atual da efetivação da lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e mostrar a importância da sua aplicabilidade. Foram aplicados 20 questionários estruturados e semi-estruturados com base no método de Albuquerque et al (2010). A pesquisa iniciou-se em Junho de 2015 a outubro de 2016. Observou-se que o lixão é a unidade de destinação final dos resíduos sólidos do município, de acordo com a lei essa prática é proibida e a unidade adequada é o aterro sanitário, por isso estão sendo tomadas medidas para sua implantação, mas não existe uma efetivação. Mesmo constando no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos sólidos, não há coleta seletiva, nem tão pouco existe uma taxa específica para cobrança dos serviços, além disso, a maioria dos funcionários aponta como a principal reclamação o lançamento clandestino dos resíduos. Um percentual muito baixo desses funcionários soube relatar o volume de lixo recolhido mensalmente o que comprova o quanto eles encontram-se leigos ao processo de produção, coleta e deposição final dos resíduos sólidos, consequência da falta de políticas ambientais e sociais que abordem esses aspectos. Constatamos que o problema existente está atrelado a fatores que vão desde a ineficácia dos serviços oferecidos a população, a ausência da pratica de políticas públicas e educação ambiental que contemple essa problemática.
Descrição: OLIVEIRA, F. M. de. Análise sobre a problemática da gestão dos resíduos sólidos no município de Logradouro/PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12297
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Medeiros de Oliveira.pdfFernanda Medeiros de Oliveira517.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.