Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12302
Título: Costa Beiriz e a Catedral Nossa Senhora da Luz: histórias e mudanças
Autor(es): Mello, Aldo Mauro Neves de
Palavras-chave: Igreja Católica
Costa Beiriz
Catedral Nossa Senhora da Luz
Data do documento: 2016
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso vem com objetivo de analisar as histórias de fundação da igreja Nsª. Srª. da Luz, depois da chegada do Português José Rodrigues Gonçalves da Costa, conhecido por Costa Beiriz e também de sua promessa a Nossa Senhora da Luz. O estudo se deu na cidade de Guarabira, berço histórico do catolicismo Apostólico Romano, que se expandiu por toda a região, dando origem a Diocese de Guarabira, que congrega mais de 37 municípios de pelo menos três microrregiões, sendo Guarabira a sua sede diocesana. Costa Beiriz conseguiu autorização da igreja para transformar a capela de Nsa. Sra. da Conceição em uma belíssima Catedral. Para tanto foram feitos levantamentos documentais, observações de campo, identificação das transformações arquitetônicas e processo de evolução da Capela, transformada em igreja, até a condição de Catedral. A antiga capela que era dedicada a Nsa. Sra. da Conceição é um dado documental da Igreja. Além dos documentos históricos como os livros de tombo da própria igreja, nos utilizamos de autores consagrados que trabalham com a dimensão do sagrado, da história cultural e da memória. Entre eles: (ALMEIDA, 1997), (HERCKMANS, 1982), (MELLO, 2008), (OLIVEIRA, 1987), (SANTOS, 1997), (LARAIA, 2003). O estudo se preocupou com a dimensão do sagrado, ao considerar o espaço de orações, praticados em sociedade, em especial, nas transformações arquitetônicas realizadas nesse ambiente do sagrado, que passou de Capela para Igreja até atingir o patamar de Catedral de Nsa. Sra. da Luz.
Descrição: MELLO, A. M. N. de. Costa Beiriz e a Catedral Nossa Senhora da Luz: histórias e mudanças. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12302
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldo Mauro Neves de Mello.pdfAldo Mauro Neves de Mello659.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.