Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12304
Título: O universo assombroso e o diabo das histórias de botija na literatura de cordel
Autor(es): Xavier Júnior, Ivanildo dos Santos
Palavras-chave: Diabo
Narrativas de Botija
Cordel
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo analisa algumas representações do assombroso e, mais especificamente, do Diabo, nas histórias de botijas contadas em cordéis. Apresenta, através da bibliografia sobre o tema, alguns elementos comuns a essas narrativas, bem como conceituações propostas por autores que as têm analisado na busca de melhor compreender seus aspectos oníricos, místicos, e indiciadores de valores culturais presentes no cotidiano de diferentes épocas e espaços. Através da leitura analítica de uma produção de estudos relativa ao tema e dos folhetos de cordéis, Kung-Fu e Satanás arrancando uma botija, de José Soares e O caçador Zé Caetano e a voz do Pai da Mata, de Francisco Sales Arêda, observa-se as tramas narrativas, que envolvem a comunicação entre os mundos dos vivos e dos mortos, os contrastes entre as representações do Diabo presentes nessas histórias e àquelas oficialmente difundidas pelo Cristianismo. Aponta-se ainda que, junto com as representações e imagens acerca do tema, se pode notar uma série de sobrevivências de religiosidades e tradições distintas que compõe aspectos da cultura e das tradições da região Nordeste do Brasil.
Descrição: XAVIER JÚNIOR, I. dos S. O universo assombroso e o diabo das histórias de botija na literatura de cordel. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12304
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanildo dos Santos Xavier.pdfIvanildo dos Santos Xavier649.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.