Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Samara Fernandes de-
dc.date.accessioned2017-02-09T15:42:08Z-
dc.date.available2017-02-09T15:42:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 305.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305-
dc.descriptionBARROS, S. F. de. Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs relações de gênero, feminino e masculino, e suas complexidades históricas trazem à tona levantamentos e críticas socioculturais e políticas ao redor da dominação simbólica, imposta pela visão machista, muitas vezes imperceptível pelas sutilezas do cotidiano e, com isso, disseminada deliberadamente em vários espaços, inclusive na escola. O objetivo do presente artigo é compreender como os (as) professores (as) da Escola Estadual João Ribeiro, da cidade de Gurinhém-PB, percebem e abordam a questão de gênero (considerando o dominação masculina sobre o feminino) no espaço da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos professores (as) das áreas de Ciências Humanas da escola mencionada. A investigação revelou que o olhar docente frente à condição feminina na escola, enfrenta dificuldades sobre a forma de lidar com questões de gênero na escola, a dificuldade de idéias formadoras e reflexivas na quebra da desigualdade de gênero. Diante das falas dos respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores (as) sobre as relações de gênero, que seja capaz de propiciá-los (as) apoio pedagógico para que possam adquirir posturas reflexivas sobre a dominação simbólica e, consequentemente, sentirem-se seguros sobre os problemas enfrentados na sala de aula, na escola e para além delas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alômia Abrantes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQuestões de Gêneropt_BR
dc.subjectDominação Simbólicapt_BR
dc.subjectConcepções Docentespt_BR
dc.titleQuestões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Fernandes de Barros.pdfSamara Fernandes de Barros439.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.