Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12309
Título: Fluxo de caixa como ferramenta de controle e tomada de decisões aplicável a empresas comerciais optantes pelo Simples Nacional: um estudo de caso em uma microempresa do setor de autopeças.
Autor(es): Leite, Jane D'ark de Melo
Palavras-chave: Fluxo de caixa
Setor de autopeças
Simples Nacional
Contabilidade no processo decisório
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O presente estudo possui como temática o fluxo de caixa como ferramenta de controle e tomada de decisões aplicável a empresas comerciais optantes pelo Simples Nacional: um estudo de caso em uma microempresa do setor de autopeças. Teve como problemática, averiguar qual a utilidade que o fluxo de caixa apresenta como ferramenta de controle para tomada de decisões. Teve como objetivo geral identificar qual a utilidade que o fluxo de caixa tem como ferramenta de controle para tomada de decisões aplicável a empresas comerciais optantes pelo simples nacional. E como objetivos específicos: evidenciar a importância da Demonstração do Fluxo de Caixa - (DFC) para o controle e tomada decisões gerenciais; analisar os dados coletados através do estudo das demonstrações contábeis da empresa; identificar a real utilização da DFC na empresa analisada, mostrando as possíveis decisões gerenciais. Para concretização de tais objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e estudo de caso em uma microempresa do setor de autopeças localizada no Cariri Paraibano. No tocante à abordagem do problema se classifica como quali - quantitativa. Dentre as técnicas utilizadas podemos mencionar a elaboração da DFC pelo método direto, com base nos documentos fornecidos pela empresa, para posterior analise das informações através de alguns indicadores. Como resultado, os dados revelam que a empresa possui uma boa geração de caixa operacional que lhe proporciona manter suas atividades, remunerar seu sócio sem ter a necessidade de recorrer a fontes externas de financiamentos e auxiliar no processo decisório. Por fim, que é possível através desta ferramenta obter informações gerenciais e informações estratégicas no tocante a geração de caixa, equivalente de caixa, imobilização de recursos e rentabilidade.
Descrição: LEITE, J. D. M. Fluxo de caixa como ferramenta de controle e tomada de decisões aplicável a empresas comerciais optantes pelo Simples Nacional: um estudo de caso em uma microempresa do setor de autopeças. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12309
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jane D'ark de Melo Leite.pdfPDF - Jane D'ark de Melo Leite3.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.