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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Mônica Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T18:29:35Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T18:29:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 791.43 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12311 | - |
dc.description | BEZERRA, M. F. A construção de identidade para o nordestino Brasileiro: uma análise discursiva do longa-metragem Os Caçadores de Botija II. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, as identidades atribuídas ao nordestino no filme de longa-metragem Os Caçadores de Botija II, produzido no Cariri Paraibano. A metodologia empregada é de caráter descritivo-interpretativa e os fundamentos teóricos incluem reflexões sobre o conceito de identidade (SILVA, 2011; HALL, 2006; GREGOLIN, 2007) e sobre a “invenção” do Nordeste (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011). O corpus em análise é formado pelo roteiro e pelo filme de longa-metragem acima mencionado. A escolha desses objetos foi motivada pela ânsia de auxiliar a desnaturalizar o processo de representação do nordestino brasileiro feito pelos filmes, telenovelas e pela mídia geral. A análise apontou três principais identidades atribuídas ao nordestino, quais sejam: a vítima da seca; o desonesto e ambicioso; e o religioso. O cenário do filme é o Nordeste das vítimas da seca, da predominante caatinga, da pequena cidade empoeirada, onde a única construção de destaque é a igreja e as autoridades são o coronel, o beato, o prefeito e o delegado. Devido às dificuldades financeiras, ao descaso das autoridades políticas e às condições precárias deixadas pela seca, as pessoas alimentam a esperança de uma vida futura sem sofrimento e sem diferenças através da religião, principalmente, a católica. Concluímos que a representação do nordestino no longa-metragem é feita através da retomada de estereótipos construídos, principalmente, ao longo do século XX, e que vivem em uma memória coletiva dos habitantes da região retratada no filme. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Bruno Alves Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Identidade nordestina | pt_BR |
dc.subject | Produção cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Caçadores de Botija II (Filme) | pt_BR |
dc.title | A construção de identidade para o nordestino Brasileiro: uma análise discursiva do longa-metragem Os Caçadores de Botija II. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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