Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12313
Título: Controladoria no setor público: estudo de caso no centro de desenvolvimento sustentável do semiárido-CDSA (UFCG-Campus Sumé).
Autor(es): Melo, Silvana de Queiroz
Palavras-chave: Controladoria contábil
Setor público
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA)
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A controladoria no Setor Público é uma ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos da instituição, pois auxilia em todo o processo, ela orienta, acompanha e avalia os resultados. Sendo assim a Controladoria não é vista apenas como uma ferramenta de controle. Ela auxilia os gestores na tomada de decisões orientando como melhor gerir o patrimônio público, garantindo assim uma gestão eficaz e transparente. Dessa forma, o presente trabalho tem por finalidade demonstrar como a controladoria pode auxiliar no processo de gerenciamento orçamentário do (CDSA), como também verificar como é concebido o processo orçamentário no âmbito do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido-CDSA. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo, com base quantitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a nove servidores, contendo dez questões, que abordavam temáticas como utilização da controladoria, importância, transparência das ações, praticas adotadas, grau de eficiência, orçamento e sistemas de controle. Os resultados obtidos mostram que a controladoria auxilia no processo de gerenciamento, pois é uma ferramenta de controle, é as informações por ela oferecidas são uteis para o gerenciamento dos recursos, e para auxilio ao Gestor na tomada de decisões. Com isso, conclui-se que os benefícios de uma controladoria bem executada, planejada e efetiva são inquestionáveis, pois todos esses sistemas de controles agindo garantem a correta aplicação dos recursos assim prevenindo o uso irregular do erário.
Descrição: MELO, S. Q. Controladoria no setor público: estudo de caso no centro de desenvolvimento sustentável do semiárido-CDSA (UFCG-Campus Sumé). 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12313
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana de Queiroz Melo.pdfPDF - Silvana de Queiroz Melo1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.