Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12315
Título: Análise da obra Lazarillo de Tormes no âmbito das críticas e denúncias sociais.
Autor(es): Santiago, Damiana de Sousa Barroso
Palavras-chave: Lazarillo de Tormes (Obra)
Igreja Católica
Poder religioso
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: Analisaremos neste trabalho a obra Lazarillo de Tormes, a qual possui autor desconhecido, e ao mesmo tempo tem um narrador personagem, o que é especulado que talvez seja um livro autobiográfico. A obra foi censurada, um dos possíveis motivos pelo qual o autor talvez não tenha sido divulgado. A censura possivelmente ocorreu devido às denúncias e críticas contidas na obra para com membros da instituição Igreja Católica. Analisaremos assim a obra, tendo em vista o forte poder que a instituição Igreja Católica exercia no período dos séculos XV e XVI, bem como os relatos da vida de Lazarillo, que em sua trajetória narra que conviveu com pessoas, direta e indiretamente ligadas à instituição. Para tanto utilizaremos de livros que tratam o momento histórico da época, como o livro de GRINS (1994) História da Dialética do Cristianismo, BARBEIRO (2004) História: Volume único, entre outros. Percebemos a forte influência e poder da instituição na sociedade, sociedade em que Lazarillo se molda, para conquistar uma vida pouco mais cômoda. Relacionando este poder da instituição utilizamos a obra Vigiar e Punir, de Foucault (1999), o qual aborda como temática pertinente ao nosso contexto “o poder disciplinar”. De acordo com os princípios morais e normas que devem ser seguidas pelos membros da instituição, abordamos textos bíblicos, tanto contidos no Novo Testamento, como no Antigo Testamento, já que a Bíblia serve como uma das bases para a instituição Igreja Católica, relacionamos os elementos como pão, vinho e números simbólicos que estão presentes tanto nos textos bíblicos, como também na obra de Lazarillo. A análise proposta é elaborada através de pesquisa bibliográfica e histórica, ou seja, interdisciplinar por trabalharmos literatura e história.
Descrição: SANTIAGO, D. S. B. Análise da obra Lazarillo de Tormes no âmbito das críticas e denúncias sociais. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12315
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana de Sousa Barroso Santiago.pdfPDF - Damiana de Sousa Barroso Santiago999.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.