Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12317
Título: Relação entre análise financeira e as informações prestadas aos investidores do mercado de ações: estudo de caso no petróleo Brasileiro S.A - Petrobras.
Autor(es): Nascimento, Erika Rayanne Cândido do
Palavras-chave: Mercado acionário
Índice de liquidez
Balanço contábil
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O presente estudo constitui-se da realização de uma análise das demonstrações contábeis da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras utilizando os métodos de análise de balanços e de análise através de índices como ferramenta a prestar informações aos usuários da informação contábil no mercado acionário. Este objetiva demonstrar a contribuição da análise financeira para o processo de tomada de decisão dos três perfis de investidores traçados. Sua temática justifica-se pela decorrência do processo de globalização e integralização dos mercados, expandindo a forma de capitação de recursos das empresas de capital aberto, onde os investidores desse mercado necessitam obter informações sobre a situação das empresas as quais mantêm ou desejem aplicar seus recursos. A metodologia utilizada classifica-se como um estudo descritivo, exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa demonstram que a empresa vem apresentando tendência desfavorável em relação ao mercado, e que no último ano do período em análise esta não se encontra em boa situação econômico-financeira para gerar retornos aos investimentos. Nas considerações finais, conclui-se que este trabalho possibilitou apresentar aos investidores dos perfis conservador, moderado e agressivo informações significantes a respeito da empresa analisada fazendo relação com as características de cada tipo de investidor para a melhor tomada de decisão sobre seus investimentos. Neste aspecto, reafirma-se a importância deste tipo de análise ser aplicada para obter informações sobre diversos tipos de empresas, como objeto que conduza a tomada de decisão por parte dos investidores do mercado acionário.
Descrição: NASCIMENTO, E. R. C. Relação entre análise financeira e as informações prestadas aos investidores do mercado de ações: estudo de caso no petróleo Brasileiro S.A - Petrobras. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12317
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Rayanne Cândido do Nascimento.pdfPDF - Erika Rayanne Cândido do Nascimento6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.