Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12319
Título: | Nelson Rodrigues na literatura e na TV: uma análise dos contos O Monstro, Casal de Três e Sacrilégio a partir da teoria da adaptação de Hutcheon. |
Autor(es): | Sousa, Fernando José Maciel de |
Palavras-chave: | Teoria da adaptação Sexo na mídia Nelson Rodrigues Linda Hutcheon Texto original Texto adaptado |
Data do documento: | 26-Out-2016 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo comparar três contos de Nelson Rodrigues, contos estes que fazem parte da coletânea A Vida Como Ela é..., com adaptações que foram feitas delas para a TV, no ano de 1996. Compararemos e analisaremos estas obras a partir da Teoria de Adaptação de Linda Hutcheon. Dando destaque para a questão das semelhanças e diferenças entre a obra adaptada e a sua adaptação, e o que isso repercute nos telespectadores que conhecem a obra original. Como complemento da análise, veremos como se dá os conceitos de “corpo” e “sexo”, baseados nas teorias de Sohn, conceitos estes que ganharam espaço na pesquisa científica a partir do século XX. Veremos também como o corpo desnudo ganha mais espaço na mídia a cada dia que se passa, ou seja, como a nudez está sendo uma das principais formas de ganhar audiência para as produções midiáticas visuais. |
Descrição: | SOUSA, F. J. M. Nelson Rodrigues na literatura e na TV: uma análise dos contos O Monstro, Casal de Três e Sacrilégio a partir da teoria da adaptação de Hutcheon. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12319 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernando José Maciel de Sousa.pdf | PDF - Fernando José Maciel de Sousa | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.