Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12320
Título: Discurso publicitário para a venda de automóveis no Brasil: uma análise da construção do estereótipo machista.
Autor(es): Melo, Laise Tatiane Gomes de
Palavras-chave: Discurso publicitário
Publicidade automobilística
Anúncio publicitário
Masculinidade
Data do documento: 8-Set-2016
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em torno de alguns anúncios publicitários automobilísticos, os quais possibilitaram uma análise crítico reflexiva sobre a construção do estereótipo masculino nos discursos utilizados nesses textos, uma vez que a publicidade é um instrumento que se utiliza de vários discursos no intuito de levar o sujeito a adotar determinado comportamento, seja ele no ato da compra de um produto ou na adoção de uma ideia. Essa pesquisa traz uma reflexão sobre a frequência da figura masculina em anúncios publicitários automobilísticos, a qual nos possibilitou pensar sobre como são construídos os discursos sobre o estereótipo do homem nesses textos. Para que pudéssemos chegar a esse ponto, direcionamos nossas análises em torno das representações dos papéis feminino e masculino nessas publicidades, ao passo de discutirmos que estereótipos são construídos ou reconstruídos para esses papéis. Para fundamentar nossas discussões a esse respeito, utilizamos as contribuições teóricas dos seguintes autores no que tange às discussões sobre a publicidade automobilística: Leite e Batista (2009), Bezerra e França (2013); com relação à discussão em torno das noções de discurso e estereótipo: Brait (2009), Grillo (2012), Carboginni (2005), Dias (2007), Filho et al (2004) e Porto (2010). Nossa coleta de dados foi feita através da internet. Em um site automobilístico, coletamos nove anúncios publicitários de veículos de marcas distintas, com anos e modelos variáveis, dentre eles selecionamos apenas seis textos publicitários, os quais achamos que são pertinentes à nossa ótica de pesquisa. que essa pesquisa foi motivada a buscar respostas para a seguinte questão: Como são construídos os estereótipos para o sexo masculino e feminino nas publicidades de carros no Brasil? Para desenvolver a pesquisa em torno dessa importante questão, foram estabelecidos alguns objetivos, considerados importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Com esse trabalho podemos refletir que a publicidade, especificamente a automobilística, através de seus discursos, reconstrói um conjunto de práticas e crenças preconceituosas existentes na nossa sociedade, sendo essas relacionadas aos papéis de homens e mulheres no âmbito social, os quais se desenvolvem de forma desigual, em que o homem é visto como uma figura de maior aceitação no exercício de muitas atividades sociais, e uma delas é o ato de dirigir. Com base nas publicidades analisadas, percebemos que o mesmo é figura central nos discursos automobilísticos, o que reforça, mais uma vez, a reconstrução do estereótipo machista existente na sociedade, enquanto a mulher é representada como acessório de beleza e fragilidade, uma figura ligada ao perfil da família e do lar.
Descrição: MELO, L. T. G. Discurso publicitário pra a venda de automóveis no Brasil: uma análise da construção do estereótipo machista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12320
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laise Tatiane Gomes de Melo.pdfPDF - Laise Tatiane Gomes de Melo15.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.