Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12321
Título: Adaptação do profissional contábil ao processo de harmonização às normas internacionais de contabilidade na cidade de Monteiro - PB.
Autor(es): Rodrigues, Cícera Marcia Amâncio
Palavras-chave: Profissionais contábeis
International financeiro
Reporting Standards (IFRS)
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: Ao longo do tempo o profissional contábil vem ganhando destaque no mercado de trabalho, pois a presença de um profissional contábil em uma organização e até mesmo em uma economia é de fundamental importância para um bom desenvolvimento de uma gestão. E com a criação das Normas Internacionais de Contabilidade, ou seja, um modelo contábil comum a todos os países, só serviu para reforçar a importância desses profissionais na busca contínua da eficiência e eficácia na gestão de uma organização. Sabemos que atualmente a ferramenta mais importante em uma organização ou até mesmo na economia de um país é a informação sendo papel dos profissionais contábeis fornecerem informações úteis aos gestores para a tomada de decisão. No Brasil somente com a aprovação da lei 11.638/07 e alteração da lei 6.404/76 que trata das Sociedades Anônimas é que se tornou obrigatório à elaboração das demonstrações contábeis e financeiras de companhias de capital aberto de acordo com as (IFRS). Em 2010 se tornou obrigatório o uso das IFRS na elaboração de demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas com a aprovação da NBC T 19.41 da resolução CFC nº 1.255/09 e atualmente o uso das IFRS é obrigatória para todos os tipos de empresas no Brasil. Diante do contexto contábil o estudo objetivou analisar como vem sendo a adaptação do profissional contábil às Normas Internacionais de Contabilidade na cidade de Monteiro – PB. Para realização da pesquisa foi elaborado questionário impresso com 19 perguntas, esse questionário foi aplicado a 11 contadores ativos, com isso foi possível concluir que os profissionais necessitam buscar mais conhecimentos acerca das novas mudanças ocorridas para um melhor desempenho profissional.
Descrição: RODRIGUES, C. M. A. Adaptação do profissional contábil ao processo de harmonização às normas internacionais de contabilidade na cidade de Monteiro - PB. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12321
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícera Marcia Amâncio Rodrigues.pdfPDF - Cícera Marcia Amâncio Rodrigues1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.