Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12325
Título: Retorno sobre investimento na agricultura familiar de batata-doce no Município de Conceição-PB.
Autor(es): Rodrigues, Maria da Conceição Amâncio
Palavras-chave: Batata-doce
Custo de produção
Agricultura familiar
Data do documento: 7-Nov-2016
Resumo: A agricultura tem uma grande importância no desenvolvimento econômico de muitos países. Atualmente vem crescendo e ganhando destaque na economia brasileira como também mundial. Sobretudo o retorno sobre o investimento é considerado como uma ferramenta que mostra como as variações de vendas, despesas e ativos afetam o retorno sobre o investimento, neste contexto os custos de produção são essenciais na atividade agrícola para controle e gerenciamento da produção. A agricultura familiar no município de Conceição-PB vem aumentando a área plantada ganhando destaque na produção agrícola sendo que a cultura predominante é a batata-doce. Diante do contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar o retorno sobre o investimento na produção agrícola familiar no município de Conceição-PB. Contudo, o estudo foi desenvolvido sob a forma de pesquisa explicativa e pesquisa de campo, os dados foram fornecidos por cinco (5) produtores rurais que se dispuseram ao levantamento dos dados e informações referentes à produção ano 2014. O estudo utilizou-se da realização de entrevistas, em que essas entrevistas semi estruturadas, foram calculados os custos para cada etapa da produção de batata-doce, de forma que foram identificados os custos com a produção e a partir deste, o retorno sobre o investimento gerado pela produção. Os resultados mostraram que, em média por hectare existe um retorno de 45,59% para os produtores de batata-doce, porém apenas 40% dos produtores pesquisados estão acima da média, enquanto que 60% estão abaixo da média do retorno por hectare. Constata-se que todos os produtores tem retorno sobre o investimento gerado pela atividade agrícola.
Descrição: RODRIGUES, M. C. A. Retorno sobre investimento na agricultura familiar de batata-doce no Município de Conceição-PB. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12325
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição Amâncio Rodrigues.pdfPDF - Maria da Conceição Amâncio Rodrigues1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.