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Título: Sistema Público de Escrituração Digital (SPED): o impacto da implementação nos escritórios contábeis na Cidade de Sumé - Paraíba.
Autor(es): Menêzes, Maria Aparecida de Lima Silva
Palavras-chave: Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Profissionais contábeis
Escritórios de contabilidade
Data do documento: 8-Nov-2016
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos contadores da cidade de Sumé-PB com relação a implementação do (SPED) Fiscal. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos procedimentos é tipificada como bibliográfica e de campo. A coleta de dados foi conduzida por meio de uma pesquisa de campo, com a utilização de um formulário estruturado aplicado aos empresários contábeis do município em estudo. Identificou-se com a pesquisa, que 100% dos respondentes afirmaram que realizaram adaptações em suas instalações, pois, com a implantação do SPED através do Decreto 6.022/2007 as rotinas dos escritórios contábeis tiveram que se adaptar a esse novo cenário. Ressalta-se ainda, que segundo os respondentes, houve uma grande mudança na questão ligada ao investimento em TI como ferramenta de apoio na geração da informação de forma a contemplar as exigências impostas pelos entes federativos. Quanto às dificuldades enfrentadas foi possível perceber que as principais estão relacionadas à capacitação do pessoal, entendimento da legislação relativa ao sistema, falta de informação e suporte para dúvidas e ainda dificuldade de entendimento na informação gerada. No que diz respeito aos principais benefícios proporcionados através da implantação do SPED, detectou-se que todos os entrevistados reconheceram o alto poder oferecido por esta implantação, onde estes elencaram benefícios ligados: redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel; rapidez no acesso às informações; redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias; redução do tempo de escrituração dos documentos fiscais e de erros de digitação; uniformização das informações que o contribuinte presto às diversas unidades federadas. Cabe destacar que na análise da percepção do profissional contábil em relação ao SPED, ficou evidenciado que 80% dos profissionais necessitam ainda de ferramentas para atender as exigências fiscais. Chama-se atenção para esse percentual encontrado, pois o SPED entrou em vigor desde 2007 e assim de acordo com a referida pesquisa, ainda existem profissionais que não estão preparados para atender a essas exigências, ou seja, carentes de palestras, cursos e entendimento das legislações vigentes acerca do SPED de maneira geral.
Descrição: MENÊZES, M. A. L. S. Sistema Público de Escrituração Digital (SPED): o impacto da implementação nos escritórios contábeis na Cidade de Sumé - Paraíba. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12326
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