Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12327
Título: Divulgação voluntária (Disclosure): uma análise nos principais periódicos nacionais de contabilidade sob a perspectiva da bibliometria.
Autor(es): Mineiro, Valeska Caroline Lucas
Palavras-chave: Periódicos científicos nacionais (Contabilidade)
Bibliometria
Divulgação voluntária
Disclosure
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A divulgação voluntária configura-se como uma evidenciação espontânea por parte das empresas, excedendo, por tanto, as exigências legais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as principais características dos artigos publicados nos principais periódicos nacionais da área contábil relacionados ao tema divulgação voluntária. Para tanto, a metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como descritiva, documental, bibliográfica, bibliométrica, quantitativa e qualitativa. Para atingir o objetivo foi realizada uma busca através do portal Qualis Capes, a fim de encontrar as revistas que publicam artigos sobre contabilidade. Os resultados dessa busca foram os seguintes: 33 periódicos publicaram 75 artigos sobre o tema deste estudo, a Revista Contabilidade e Finanças foi o periódico que mais publicou artigos sobre o tema, o ano que obteve a maior quantidade de publicações foi 2014, em termos de gênero, há predominância do sexo masculino, a maior parte das publicações foi desenvolvida em coautoria, principalmente com parcerias realizadas em grupo de quatro autores, a maioria das publicações foi desenvolvida por autores com nível de doutorado e mestrado, observou-se também uma predominância de autores que publicaram apenas uma vez e a UFC foi a instituição com o maior número de autores vinculados. Por fim, quanto aos objetivos, o tipo de pesquisa mais utilizada foi a descritiva, no que diz respeito aos procedimentos sobressaiu a documental, quanto à abordagem do problema predominou a quantitativa e a análise de conteúdo foi o principal tipo de coleta de dados.
Descrição: MINEIRO, V. C. L. Divulgação voluntária (Disclosure): uma análise nos principais periódicos nacionais de contabilidade sob a perspectiva da bibliometria. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12327
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeska Caroline Lucas Mineiro.pdfPDF - Valeska Caroline Lucas Mineiro1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.