Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12334
Título: Nada vai para o papel: oralidade, a fala que é ensinada na escola.
Autor(es): Santos, Luciana Maurício dos
Palavras-chave: Texto literário na escola
Sala de aula
Gêneros textuais orais
Ensino da língua portuguesa
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Trabalhar os gêneros textuais orais nas escolas tornou-se uma necessidade básica uma vez que a maioria dos alunos apresenta muitas dificuldades diante de situações que exigem a fala pública. Pensando nisso, desenvolvemos este trabalho argumentando em favor da incorporação da modalidade oral no contexto educacional. Para abordar o tema foram utilizados alguns autores como Marcuschi (2001), Schneuwly, Dolz (2004), Fávero, Andrade, Aquino (2007) dentre outros. Tendo como objetivo investigar o trabalho com a oralidade no ensino de Língua Portuguesa em turmas de 9º ano, foram levantadas problemáticas em torno do assunto, principalmente sobre a maneira que o professor trabalha a oralidade como aliada para o melhoramento do ensino de língua materna. Para tanto se fez necessário uma pesquisa de campo em três escolas (2 públicas e 1 particular) na cidade de Monteiro-PB. Os resultados levam a conclusão de que o trabalho com a modalidade oral desempenha um papel muito importante no processo de desenvolvimento da competência linguística dos alunos e na construção do sentido no ensino-aprendizagem de língua materna, facilitando assim a interação na escola e também fora dela.
Descrição: SANTOS, L. M. S. Nada vai para o papel: oralidade, a fala que é ensinada na escola. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12334
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Maurício dos Santos.pdfPDF - Luciana Maurício dos Santos4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.