Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12337
Título: Avaliação da Spondias tuberosa A. como antimicrobiana e moduladora da resistência em cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli
Autor(es): Santos, Jocimar da Silva
Palavras-chave: Spondias tuberosa
Fitoquímica
Plantas medicinais
Resistência microbiana
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: A evolução de cepas resistentes aos antibióticos convencionais é preocupante no âmbito hospitalar. A resistência microbiana exige a pesquisa e o desenvolvimento de novas formas de tratamento de infecções, nesta perspectiva os metabólitos secundários são vistos como base de substâncias ativas e bastante promissoras. Spondias tuberosa (Anacardiaceae) é indicada pela medicina popular na prevenção de aterosclerose e no tratamento de doenças como infecções parasitárias e microbianas. Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção da atividade e modulação antimicrobiana da S. tuberosa contra cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli. A partir do extrato etanólico de S. tuberosa foram determinadas a presença de polifenois totais, flavonoides e taninos por espectrofotometria na região do visível. A ação antimicrobiana e a capacidade do extrato de modular a resistência foi observada pelo método de microdiluição em caldo, de forma a observar a concentração inibitória mínima (CIM) e a alteração que a presença do extrato causa na ação do antimicrobiano, para isso foram utilizadas cepas ATCC e clínicas multirresistentes. Para avaliar a interferência da S. tuberosa na curva de crescimento bacteriano das cepas, utilizou-se o método de contagem de unidade formadora de colônias em um período de tempo. No extrato foi observado grandes concentrações de taninos e a atividade antimicrobiana pode estar relacionada com a presença desses compostos fenólicos. O extrato de S. tuberosa foi capaz de diminuir a CIM dos antibióticos ampicilina, amoxicilina, eritromicina frente a S. aureus e dos antibióticos gentamicina, cefalotina e levofloxacino frente a cepa de E. coli. A curva de crescimento microbiano demonstrou que o extrato possui ação bactericida frente a S. aureus e bacteriostática frente a E. coli. A espécie S. tuberosa é uma espécie com ação antimicrobiana e moduladora da resistência a antibióticos, podendo ser uma espécie promissora para o desenvolvimento de fitoterápico antimicrobiano, necessitando de estudos posteriores para sua utilização segura.
Descrição: SANTOS, J. da S. Avaliação da Spondias tuberosa A. como antimicrobiana e moduladora da resistência em cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12337
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocimar da Silva Santos.pdfPDF - Jocimar da Silva Santos1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.