Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12338
Título: Estimativa da prevalência de erosão dentária em escolares de 14 a 16 anos de idade no município de Campina Grande – Paraíba
Autor(es): Matos, Mariana Leite de
Palavras-chave: Erosão dentária
Lesões cariosas
Epidemiologia
Adolescentes
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Na odontologia atual observa-se que as perdas de estruturas dentárias não estão associadas somente as lesões cariosas, mas também as lesões cervicais não cariosas, que são lesões onde não há envolvimento bacteriano como atrição, abrasão, abfração e erosão. A erosão dentária caracteriza-se por uma perda progressiva e irreversível da estrutura dentária quimicamente induzida pela ação de ácidos extrínsecos ou intrínsecos, mas sem envolvimento bacteriano . Como essas lesões podem estar associadas entre si, acabam tornando o diagnóstico complexo. Este estudo objetivou detectar e avaliar a prevalência de erosão dentária em escolares de 14 a 16 anos no município de Campina Grande (PB). Foi realizado um estudo epidemiológico transversal quantitativo de pesquisa de campo em 6 escolas da rede estadual do município de Campina Grande na Paraíba. Foram feitos 408 exames clínicos, utilizando-se o índice proposto por O’ Sullivan. Os dados obtidos foram analisados pelo software SPSS 17.0 e os resultados apresentados por meio de técnicas estatísticas descritivas e inferencias. Foram analisados 11.424 dentes quanto a presença de erosão dentária, a maioria, 6.443 não apresentaram erosão dentária, assim, a lesão esteve presente em 4.384 dos dentes avaliados. Conclui-se que a maioria dos dentes examinados apresentaram algum grau de erosão dentária no gênero feminino.
Descrição: MATOS, M. L. de. Estimativa da prevalência de erosão dentária em escolares de 14 a 16 anos de idade no município de Campina Grande – PB. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12338
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Leite de Matos.pdfPDF - Mariana Leite de Matos2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.