Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12343
Título: Utilização do origami na aprendizagem da geometria no 6°ano do ensino fundamental.
Autor(es): Marília Lidiane C Costa Alcântara
Araújo, Mary Daiane Souza de
Palavras-chave: Origami
Ensino de geometria
Educação matemática
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo referente ao uso de Origami como recurso metodológico no ensino da Geometria em uma turma de 6º do Ensino Fundamental. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Lorenzato (1995) e Sánchez e Fernández (2006), que tratam da importância do ensino da Geometria e de aspectos que contribuem para uma boa aprendizagem, como atividades lúdicas e manipulativas. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições que atividades com uso do Origami podem trazer para a aprendizagem da Geometria com os alunos de uma turma de 6º ano do Ensino fundamental. A pesquisa realizada aqui foi do tipo qualitativa na qual foi realizada em seis etapas distintas com a aplicação de dois questionários e quatro atividades de construção. Como resultados obtidos nessa pesquisa destacamos que a utilização do Origami promoveu uma aprendizagem de conceitos geométricos com mais compreensão, embora ainda de modo informal, também o desenvolvimento de noções geométricas importantes e suas associações com objetos do cotidiano. Palavras-chave: Origami. Ensino de Geometria. Educação Matemática.
Descrição: ARAÚJO, M. D. S. Utilização do origami na aprendizagem da geometria no 6°ano do ensino fundamental. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12343
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mary Daiane Souza de Araújo.pdfPDF - Mary Daiane Souza de Araújo2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.