Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12346
Título: Auditoria contábil: uma análise sobre os relatórios dos auditores independentes na empresa Petrobras.
Autor(es): Santos, Roseli dos
Palavras-chave: Auditor independente
Auditoria independente
Ética do auditor
Firmas de auditoria
Petrobras
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Com o crescente avanço da contabilidade e o desenvolvimento dos países, a auditoria está ancorada a confirmação dos negócios da empresa, a partir daí surgiu às preocupações, exigindo alguém de fora dos negócios para emitir uma opinião sobre os dados contábeis, assim antecedeu à pessoa do auditor. Conforme escândalos ocasionados há décadas na empresa Petrobras as firmas de auditorias demonstraram vulnerabilidades na emissão dos relatórios contábeis, em companhias financeiras, adotado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ou seja, empresa de sociedades anônimas de capital aberto registrada na bolsa de valores do Brasil. O principal objetivo é analisar os relatórios de auditoria, a fim de verificar algumas irregularidades nas demonstrações financeiras ao longo dos últimos 10 anos na empresa Petrobras, e a importância da postura do auditor no exercício de suas funções que está relacionado ao processo de execução das demonstrações contábeis, apresentam-se pontos favoráveis e desfavoráveis dos auditores independentes. Justifica-se a elaboração desse trabalho pela curiosidade de analisar os relatórios de auditoria na empresa Petrobras, pelo o fato de muitos estudiosos da informação contábil questionar no mercado financeiro sobre a figura do auditor independente. O trabalho foi alicerçado nas normas brasileiras e internacionais, na evolução histórica dos filósofos sobre independência e ética do auditor. Todavia com todo referencial teórico mencionado sobre o tema abordado, quanto à metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa em que consiste o emprego das qualificações das informações como o tratamento delas. Os resultados alcançados correspondem os objetivos, por meio de uma analise descritiva e documental, uma vez que trata de relatórios de auditoria na empresa de capital aberto Petrobras nos anos 2005 a 2014. Portanto as considerações finais foram de confirmar a curiosidade dos relatórios de auditoria, com ou sem opinião a divulgação destes tem impacto no mercado e na própria auditada, por isso percebe-se que a significância de sua essência na forma, não assegura o mercado de capitais em relação á independência e ética do auditor.
Descrição: SANTOS, R. Auditoria contábil: uma análise sobre os relatórios dos auditores independentes na empresa Petrobras. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12346
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseli dos Santos.pdfPDF - Roseli dos Santos1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.