Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12351
Título: De mulher anjo à adúltera: uma leitura da personagem protagonista do conto "No Moinho", de Eça de Queiroz.
Autor(es): Moura, Morgana dos Santos
Palavras-chave: No moinho (Conto)
Mulher no século XIX
Eça de Queirós
Mulher na literatura
Data do documento: 14-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho é uma leitura sobre Maria da Piedade, protagonista feminina no conto “No moinho” (2004), uma narrativa ficcional escrita por Eça de Queiroz. Nosso principal objetivo é analisar a trajetória desta personagem, a partir de textos teóricos sobre esta categoria da narrativa, relacionando-os, sempre que possível, às condições sociais da mulher no século XIX. Isto quer dizer que buscamos convergir nossa leitura dos aspectos narratológicos para a questão social feminina do período representado no conto. Para isso, valemo-nos dos estudos teóricos destas duas áreas, trazendo como principais ensaios utilizados os de Vítor Manuel de Aguiar e Silva (2006), Cristina Vieira (2008) e Beth Brait (1985), sobre a categoria personagem; Francisco Dantas (1999), sobre a mulher na obra de Eça de Queiroz; Nádia Gotlib (2006) no que diz respeito à teoria literária sobre conto; e Massaud Moisés (1985) no que diz respeito a estética realista e sua época em Portugal.
Descrição: MOURA, M. S. De mulher anjo à adúltera: uma leitura da personagem protagonista do conto "No Moinho", de Eça de Queiroz. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12351
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana dos Santos Moura.pdfPDF - Morgana dos Santos Moura824.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.