Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12363
Título: O uso de recursos didáticos nas aulas de geografia: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo - Guarabira/PB
Autor(es): Santos, João Paulo Martins
Palavras-chave: Recursos Didáticos
Geografia
Metodologias
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo propôs como tema a importância do uso dos recursos didáticos nas aulas de Geografia, a partir de um estudo de caso feito na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Benvindo, localizado em Guarabira-PB, onde foi realizada uma pesquisa por meio de entrevista com os professores de Geografia do ensino fundamental da referida instituição, observando o tratamento dado às metodologias pelos docentes e como os alunos se expressam e colaboram com a construção do conhecimento. Foi aplicado um questionário a duas professoras que lecionam Geografia, e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade e a utilização dos recursos didáticos em suas aulas, o que serviu para a análise e orientação para o ensino da Geografia e um melhor conhecimento do pensamento dos profissionais da Educação. Tendo como embasamento teórico alguns autores que contribuem para a Geografia, tais como: FREIRE (1987), GEBRAN (2003), PASSINI (2010), PONTUSCHKA (2009), entre outros. Notou-se a extrema importância do uso dos recursos didáticos nas aulas de Geografia, pois, a partir de recursos como Data-Show, Internet, DVD, revistas, consegue-se envolver o assunto proposto com o cotidiano do aluno, fazendo-o cada vez mais participante e interessado nas aulas de Geografia. Conclui-se que os professores necessitam se apropriar mais dessas novas ferramentas metodológicas, e quebrar de uma vez por todas com a enfadonha Geografia bancária, onde só o professor é o agente transmissor do conhecimento.
Descrição: SANTOS, J. P. M. dos. O uso de recursos didáticos nas aulas de geografia: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo - Guarabira/PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12363
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Martins dos Santos.pdfJoão Paulo Martins dos Santos2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.