Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12365
Título: A infantilização dos sujeitos jovens e adultos no processo de ensino aprendizagem: reflexões emergentes
Autor(es): Santos, Thamires Pereira de Oliveira
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Escola pública
Prática pedagógica
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo apresenta reflexões acerca da infantilização dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco de análise a metodologia utilizada no processo de ensino e aprendizagem. Tem como principal objetivo evidenciar as dificuldades de professores e alunos em consolidar as bases do processo ensino e aprendizagem, diante da problemática dos métodos de alfabetização, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem com jovens e os adultos inseridos na EJA. Para tanto, dialogamos com autores como: MOURA (1999), FREIRE (1997), NAIFF (2008), BEHRENS (1996), SHIROMA (2000), ENS (2006), dentre outros. A partir de uma pesquisa bibliográfica refletimos sobre as práticas cotidianas existentes em sala de aula e as teorias pedagógicas que sustentam as diversas abordagens acerca do tema. Os resultados conformam as hipóteses inicialmente levantadas no estudo, evidenciando a necessidade em dar continuidade a esta discussão, abarcando, também, por meio de uma pesquisa de campo, os sujeitos da EJA.
Descrição: SANTOS, T. P. de O. A infantilização dos sujeitos jovens e adultos no processo de ensino aprendizagem: reflexões emergentes. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12365
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamires Pereira de Oliveira Santos.pdfThamires Pereira de Oliveira Santos700.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.