Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12367
Título: Auto da barca do Inferno e Auto da Compadecida: convergências e divergências
Autor(es): Santos, Alline Júlia Nascimento dos
Palavras-chave: Teatro popular
Gil Vicente
Ariano Suassuna
Religiosidade
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo objetiva evidenciar, sucintamente, quais os elementos que aproximam e também os que distanciam as obras "Auto da Barca do Inferno" e "Auto da Compadecida", tomando como objeto de análise as características mais importantes de cada uma delas. Seus autores são muito importantes na consagração do gênero de teatro conhecido como "popular": Gil Vicente possibilitou a popularização da obra teatral em Portugal e Ariano Suassuna deu notoriedade a esta cultura no Brasil, apresentando ao país o Nordeste e suas peculiaridades. Ambos os textos são satíricos, e através do bom humor, alfinetam diversos estratos sociais das épocas em que foram produzidos: da burguesia ao clero. Com temas notadamente religiosos, as duas peças expõem pecados e virtudes das figuras humanas presentes no contexto de vida de seus autores, e tudo isso de modo a fornecer uma moralidade ao público. Faremos um estudo comparativo entre o enredo, personagens, estruturas textuais e os tipos de comicidades encontrados com o intuito de colocar em foco quais os efeitos estéticos que fazem parte desses dois textos. Nossa pesquisa toma como embasamento teórico os autos MAGALDI (1997), RABETTI (2005), entre outros.
Descrição: SANTOS, A. J. N. dos. Auto da barca do Inferno e Auto da Compadecida: convergências e divergências. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12367
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alline Júlia Nascimento dos Santos.pdfAlline Júlia Nascimento dos Santos7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.