Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1237
Título: Inclusão no mercado de trabalho: a experiência de pessoas com deficiência física
Autor(es): Cavalcanti, Valéria Martins
Palavras-chave: Pessoas com necessidades especiais
Inclusão social
Mercado de trabalho
Cotas
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: Apesar do inúmero arcabouço jurídico referente à inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência física, constata-se que a legislação por si só não é capaz de assegurar seu processo de integração. Nesse sentido o objetivo do estudo foi compreender o conhecimento das pessoas com deficiência física sobre as políticas de inclusão no mercado de trabalho; avaliar a implementação das políticas de inclusão na Paraíba; descrever a contribuição da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD na qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência física e descrever a vivência da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho. Para tanto, dispôs-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido na FUNAD no período de fevereiro a abril de 2012, com 19 pessoas com deficiência física em idade laboral que já tivessem sido encaminhadas ao mercado de trabalho através da instituição. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semi-estruturada analisada por meio do processo de categorização de Bardin. Os resultados relacionados ao perfil sócio demográfico indicam que 73,6% das PcDs não apresentaram conhecimento sobre as políticas de cotas, ao passo que 57,8% não se mostraram satisfeitas com a politica de inclusão vigente, todos os sujeitos da pesquisa caracterizaram a FUNAD como um forte colaborador do processo de inclusão no mercado de trabalho, realizando encaminhamentos e cursos profissionalizantes e ainda descreveram experiências de trabalho positivas em suas vidas, porem carregadas de preconceito. Dessa forma, pudemos compreender que o desconhecimento a cerca das políticas de inclusão no mercado de trabalho, ainda é grande, o que reflete de forma negativa na busca pelo cumprimento efetivo da lei das cotas, visto que, no próprio enfoque das pessoas com deficiência física, esse processo ainda é insatisfatório, embora na Paraíba haja uma grande contribuição da FUNAD, com a disponibilização de cursos profissionalizantes e encaminhamentos ao mercado de trabalho, para que seja superado o preconceito social vivenciado e relatado pelas pessoas com deficiência física e alcançada de forma mais hábil, uma vida de melhor qualidade que segundo as mesmas, só é proporcionada pelo trabalho.
Descrição: CAVALCANTI, V. M. Inclusão no mercado de trabalho: a experiência de pessoas com deficiência física. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1237
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria Martins Cavalcanti.pdfValéria Martins Cavalcanti880.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.