Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12375
Título: Do texto à tela: mecanismos de construção de sentido na obra "O auto da compadecida"
Autor(es): Santos, Kahlil Gibran Vieira dos
Palavras-chave: Metáfora visual
Semiótica
Multimodalidade
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo pretende contribuir para a reflexão da importância do estudo da imagem, levando em consideração o uso de recursos multimodais para atingir este objetivo. Para tanto, realizamos a análise da obra fílmica “O auto da Compadecida”, do diretor Guel Arraes, considerando os conceitos de multimodalidade e de metáforas visuais. O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância da metáfora visual e dos elementos multimodais para a construção de sentido e significado de obras fílmicas. O nosso aporte teórico sobre os conceitos de semiótica social e multimodalidade, está fundamentado nos estudos de Kress & van Leeuwen (1996), Vieira & Silvestre (2015), Carvalho (2010). Sobre semiótica e as metáforas visuais, consultamos Pietroforte (2006). E no que diz respeito aos estudos sobre comunicação visual, nos baseamos em Corseuil (2003), Aguiar (2008).
Descrição: SANTOS, K. G. V. dos. Do texto à tela: mecanismos de construção de sentido na obra "O auto da compadecida". 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12375
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kahlil Gibran Vieira dos Santos.pdfKahlil Gibran Vieira dos Santos1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.