Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12397
Título: Análise comparativa entre os tipos de amortização de financiamento imobiliário: Sistema SAC e Sistema PRICE
Autor(es): Nascimento, Gilton Lima do
Palavras-chave: Financiamento imobiliário
Amortização
Sistema SAC
Sistema PRICE
Mercado de imóveis
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: O crescimento das populações urbanas provoca o aumento do déficit imobiliário e faz das médias e grandes cidades um promissor mercado de imóveis. A cada dia aumenta o número de pessoas que anseiam por comprar a casa própria. Com os elevados preços, a possibilidade de comprar um imóvel com recursos próprios é quase impossível e a busca por financiamento imobiliário tem se tornado uma opção cada vez mais comum. Contrapondo-se à essa demanda, a quantidade e qualidade de informações específicas é muito reduzida e, muitas vezes, o sonho da casa própria se transforma em um longo e doloroso pesadelo, considerando-se as dificuldades advindas da responsabilidade assumida perante uma instituição financeira. A opção por determinados tipos de financiamento e, principalmente, pela forma de amortização da dívida pode mudar, de forma crucial, o andamento do resgate da dívida. Buscando analisar comparativamente os dois principais sistemas de amortização adotados pelas instituições financeiras, o Sistema SAC e o Sistema PRICE, o presente trabalho propõe a pesquisa de dois contratos de financiamento imobiliários, com características semelhantes quanto a valores financiados e prazo de financiamento, cada um utilizando um dos sistemas de amortização acima citados, com o fim de estabelecer as vantagens e desvantagens de cada um deles. Através de pesquisa bibliográfica e documental, foi realizado um estudo de campo com coleta de informações para identificação do problema, e, através de pesquisa qualitativa e quantitativa foram levantados dados para a simulação de situação. A análise comparativa dos gráficos e tabelas proporcionou condições para que se chegasse a uma conclusão fundamentada em dados de qual dos sistemas se apresenta mais vantajoso para o contraente de financiamento. A conclusão a que se chegou poderá servir como orientação aos pretendentes a financiamento imobiliário a optarem, com segurança, pela proposta que lhe trará os maiores benefícios, torne mais amena a liquidação da dívida, com parcelas decrescentes, menor montante de juros pagos ao final do prazo e, ainda, com uma redução do montante de saldo devedor.
Descrição: NASCIMENTO, G. L. do. Análise comparativa entre os tipos de amortização de financiamento imobiliário: Sistema SAC e Sistema PRICE. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12397
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilton Lima do Nascimento.pdf578.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.