Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12408
Título: A criança e os riscos do mundo virtual
Autor(es): Xavier, Verlândia Rodrigues
Palavras-chave: Criança
Mundo virtual
Crimes virtuais
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Com a expansão da internet e sua incorporação no ambiente familiar associado ao avanço e a popularização dos dispositivos móveis, a infância ganha um novo cenário. As brincadeiras típicas dessa fase são substituídas, em sua maioria, por jogos, conversas e interações com o mundo virtual. As possibilidades de diversão e de apropriação de novos conhecimentos ganha uma dimensão que ultrapassa limites e continentes, conduzindo a criança a vivenciar experiências com o mundo e suas diferentes culturas e, como não poderia ser diferente, a estarem propícias a riscos que circundam a convivência nesse espaço virtual. Diante disso este trabalho busca analisar quais os possíveis riscos que as crianças estão sujeitas com à alta exposição ao mundo virtual e suas ferramentas. Para isso foi investigado um público alvo que era composto por crianças de 09 a 11 anos, para coletar os dados foi utilizado um questionário composto por questões de múltiplas escolhas e uma questão aberta. A partir da análise dos dados foi possível constatar inúmeros fatores de risco que podem indicar a possibilidade da ocorrência de crimes virtuais para com as crianças. Com isso foi possível identificar riscos e levantar propostas de segurança e de proteção para com as crianças diante da utilização da internet e da sua exposição no ciberespaço.
Descrição: XAVIER, V. R. A criança e os riscos do mundo virtual. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12408
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Verlândia Rodrigues Xavier.pdf16.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.