Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1241
Título: Os poliedros e a relação de Euler explorados com material concreto e tecnológico
Autor(es): Silva, Maxwell de Alcantara
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ensino médio
Geometria
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: É notória a dificuldade existente na análise e representação dos sólidos geométricos não somente presente nos alunos, mais também em professores. Porém nosso trabalho deteve-se aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, para a compreensão do conteúdo de geometria se especificando nos Poliedros de Platão e a Relação de Euler. Utilizamos como método de ensino e aprendizagem as Tarefas de Investigação Matemática. Os recursos didáticos utilizados como métodos para as atividades foram o aplicativo Poly e a utilização dos palitos de churrasco. Tendo como objetivos específicos: Estudar materiais concretos e tecnológicos; Auxiliar a construção dos Poliedros de Platão com palitos de churrasco; Familiarizar os alunos com o uso do aplicativo Poly no Laboratório de Informática; Propiciar a resolução de tarefas de exploração evolvendo os Poliedros de Platão e a Relação de Euler com o uso do aplicativo Poly; Propiciar a resolução tarefas de exploração evolvendo os Poliedros de Platão construídos palitos de churrasco e a Relação de Euler; Comparar os resultados da atividade com os materiais concretos e o aplicativo Poly e Identificar as vantagens e as limitações do material concreto e do aplicativo Poly para a compreensão da Relação de Euler. A metodologia foi levada em consideração o aspecto quantitativo. Foi aplicado um pré-teste para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria espacial e plana. A tarefa de investigação foi realizada com o auxílio do aplicativo Poly e depois com o material concreto os palitos de churrasco. Esta pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012, numa turma do 2º do Ensino Médio, da escola E.E.E.F.M Félix Araújo, localizada em Campina Grande-PB. Os resultados foram satisfatório, evidenciando uma melhor absorção do conteúdo, evoluindo a partir das Tarefas de Investigação Matemática.
Descrição: SILVA, M. de A. Os poliedros e a relação de Euler explorados com material concreto e tecnológico. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1241
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maxwell de Alcântara Silva.pdfMaxwell de Alcântara Silva1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.