Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Benedito Domingos da | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-16T22:08:31Z | - |
dc.date.available | 2017-02-16T22:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12418 | - |
dc.description | SILVA, B. D. da. Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil e como não afirmar que possui sistema educacional pautado por um sistema administrativo ainda tradicional e conservador, por isso, a ausência da democracia na escola, impede mudanças administrativas escolar no país. Esse quadro sofreu algumas mudanças e após a promulgação da LDB9.394 de 1996, ocorreu uma abertura na Gestão onde os mesmos passaram a ser escolhidos democraticamente. E pensando nesta abertura nos propomos a verificar na escola pública se a mesma conseguiu implantar uma Gestão Democrática. No decorrer do presente trabalho, observou-se as questões politicas e pedagógicas que unifica as relações dos professores com gestores, assim compreendemos essas relações que de forma efetiva colabora com a gestão democrática, fundamental para o direito desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Na Fundamentação Teórica nos respaldamos em: Gadotti, (1997,) Luck (2001, Vitor Paro (1970), Vieira (2007), que trouxeram afirmações da gestão importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Na Metodologia enveredamos pelo caminho de uma Pesquisa de cunho qualitativo, onde pudemos retratar a escola Municipal de ensino infantil e fundamental como instituição que estar pautada em uma gestão em seu dia-adia vem adotando a democracia de Belém P-B. Como resultados Percebemos que a escola, desprovida de qualquer prática autoritária e mesmo utilizando ainda, alguns metodologias tradicionais a mesma busca no seu dia-a-dia, através dos corpos discentes e docentes, incorporar uma gestão democrática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Otávio da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Benedito Domingos da Silva.pdf | Benedito Domingos da Silva | 948.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.