Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12444
Título: A família Acanthaceae Juss. no Estado da Paraíba - Brasil
Autor(es): Monteiro, Fernanda Kalina da Silva
Palavras-chave: Taxonomia
Asterídeas
Lamiales
Nordeste brasileiro
Acanthaceae Juss.
Data do documento: 1-Fev-2016
Resumo: Acanthaceae abrange cerca de 3.250 espécies distribuídas em 240 gêneros, estendendo-se desde as regiões tropicais até regiões temperadas, tendo como principais centros de distribuição e diversidade a África, América Central, Brasil e Indomalásia. No Brasil, está representada por 40 gêneros dispersos em todas as formações vegetais, principalmente em ambientes sombreados e úmidos. Na Paraíba, havia, até o momento, sido registradas oito espécies e cinco gêneros. No entanto, apesar de sua representatividade, a família ainda necessita de uma maior atenção do ponto de vista taxonômico, especialmente pelo fato de que muitas espécies são utilizadas para fins medicinais e ornamentais. Este estudo engloba o estudo taxonômico de Acanthaceae na Paraíba, nordeste brasileiro, visando enriquecer e ampliar o conhecimento sobre a família no Estado. Para obtenção dos espécimes em estado reprodutivo (flores e frutos), foram realizadas coletas mensais entre Novembro/2014 e Novembro/2015. O material obtido em campo foi herborizado e incorporado ao acervo do Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM), Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Também foram analisadas as exsicatas do Herbário Jayme Côelho de Moraes (EAN), Campus II,da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).As identificações foram fundamentadas na literatura especializada. Na área de estudo, foram registradas 16 espécies e sete gêneros, sendo Ruellia L. (setespp.), JusticiaL. (trêsspp.) e Hygrophila R. Br. (duasspp.) os mais representativos. Os demais gêneros registrados são representados apenas por uma espécie cada. Para o reconhecimento destas, foram elaboradas chaves de identificação. Também são apresentadas descrições taxonômicas, ilustrações,dados de distribuição geográfica, hábitat, floração e frutificação.
Descrição: MONTEIRO, F. K. da S. A família Acanthaceae Juss. no Estado da Paraíba - Brasil. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12444
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Kalina da Silva Monteiro.pdfPDF - Fernanda Kalina da Silva Monteiro2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.