Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12448
Título: Etapas para beneficiamento do granito na indústria
Autor(es): Costa Filho, Josimar Andrade
Palavras-chave: Extração de rochas
Granito
Beneficiamento do granito
Rochas ornamentais
Data do documento: 20-Dez-2016
Resumo: A indústria de rochas ornamentais no Brasil tem apresentado nos últimos anos um forte crescimento, gerando fortalecimento de nossa economia. Este setor caracteriza-se principalmente na extração e beneficiamento de rochas, tais como granito, mármore, entre outras. As rochas ornamentais são materiais especialmente usados em construções, monumentos, arquitetura e escultura. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores destas rochas. Nesse campo, a Paraíba vem assumindo uma posição cada vez maior de relevância, principalmente a nível de Nordeste. A compreensão da extração, serragem e polimento do granito como sendo um processo de retirada da natureza um tipo de rocha para beneficia – lá fazendo com que haja um desgaste na sua superfície, em que existe íntima relação entre diversas variáveis, ainda não se encontra devidamente equacionada. Este enfoque propicia um maior entendimento dos fenômenos envolvidos no processo industrial e contribui para a diminuição do empirismo frequentemente observado na indústria das rochas ornamentais.
Descrição: COSTA FILHO, J. A. Etapas para beneficiamento do granito na indústria. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12448
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josimar Andrade Costa Filho.pdfPDF - Josimar Andrade Costa Filho1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.