Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Tássio de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-02-23T17:37:42Z-
dc.date.available2017-02-23T17:37:42Z-
dc.date.issued2011-01-12-
dc.identifier.otherCDD 510.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12486-
dc.descriptionARAÚJO, T. O. História do zero: reflexões sobre abordagens em livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.pt_BR
dc.description.abstractA História da Matemática, por si só, nos provoca várias indagações sobre a forma como os conhecimentos matemáticos foram desenvolvidos. Por isso, são comuns pesquisas que buscam traçar contextos historiográficos e matemáticos sobre seus diversos conteúdos. Nesta perspectiva, apresentaremos neste trabalho a história do zero desde sua origem como ocupante de lugar até ele como o décimo número. No entanto, passaremos por caminhos que apontam para uma significação ampla e dinâmica desse conceito, em que, partimos da Filosofia da Educação Matemática com seus pressupostos metódicos para o ensino de Matemática até chegarmos às abordagens da história do zero nos Livros Didáticos. Nesta última, buscou-se uma análise de Livros Didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental utilizados em algumas escolas estaduais da 5ª Regional de Ensino para verificar de que maneira a história do zero é apresentada nesses livros, tendo como referência a sua epistemologia. Sendo assim, empenhamo-nos no estudo sobre a evolução e utilização deste símbolo na matemática e na sua abordagem didática nos livros escolares. A análise destes Livros Didáticos, por sua vez, ocorreu de forma crítico-reflexiva observando os métodos adotados pelos autores dos livros e as formas como eles apresentam o conceito matemático do zero. Nos livros investigados detectamos e constatamos algumas diferenças primordiais, envolvendo a falta de conceitos históricos e metódicos e as distintas abordagens do zero, enaltecendo os obstáculos epistemológicos presentes neste fundamento matemático.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectHistória do número zeropt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleHistória do zero: reflexões sobre abordagens em livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tássio de Oliveira Araújo.pdfPDF - Tássio de Oliveira Araújo41.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.