Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12486| Título: | História do zero: reflexões sobre abordagens em livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental. | 
| Autor(es): | José Joelson Pimentel de Almeida Araújo, Tássio de Oliveira | 
| Palavras-chave: | História da matemática História do número zero Livro didático | 
| Data do documento: | 12-Jan-2011 | 
| Resumo: | A História da Matemática, por si só, nos provoca várias indagações sobre a forma como os conhecimentos matemáticos foram desenvolvidos. Por isso, são comuns pesquisas que buscam traçar contextos historiográficos e matemáticos sobre seus diversos conteúdos. Nesta perspectiva, apresentaremos neste trabalho a história do zero desde sua origem como ocupante de lugar até ele como o décimo número. No entanto, passaremos por caminhos que apontam para uma significação ampla e dinâmica desse conceito, em que, partimos da Filosofia da Educação Matemática com seus pressupostos metódicos para o ensino de Matemática até chegarmos às abordagens da história do zero nos Livros Didáticos. Nesta última, buscou-se uma análise de Livros Didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental utilizados em algumas escolas estaduais da 5ª Regional de Ensino para verificar de que maneira a história do zero é apresentada nesses livros, tendo como referência a sua epistemologia. Sendo assim, empenhamo-nos no estudo sobre a evolução e utilização deste símbolo na matemática e na sua abordagem didática nos livros escolares. A análise destes Livros Didáticos, por sua vez, ocorreu de forma crítico-reflexiva observando os métodos adotados pelos autores dos livros e as formas como eles apresentam o conceito matemático do zero. Nos livros investigados detectamos e constatamos algumas diferenças primordiais, envolvendo a falta de conceitos históricos e metódicos e as distintas abordagens do zero, enaltecendo os obstáculos epistemológicos presentes neste fundamento matemático. | 
| Descrição: | ARAÚJO, T. O. História do zero: reflexões sobre abordagens em livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. | 
| URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12486 | 
| Aparece nas coleções: | 71 - TCC | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PDF - Tássio de Oliveira Araújo.pdf | PDF - Tássio de Oliveira Araújo | 41.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

