Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12497
Título: O terceiro setor como promotor de desenvolvimento sustentável local: um estudo de caso na ONG ACEV Social
Autor(es): Carvalho, Fabrício Ramalho de
Palavras-chave: Terceiro setor
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Organização Não Governamental - ONG
ACEV Social
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Dentre as tantas questões que ocupam os debates em torno dos problemas de ordem mundial que entraram em evidência, sobretudo, no último século, o desenvolvimento sustentável é, indubitavelmente, um dos mais relevantes e que mais ganha espaço ao longo de um processo histórico. A preocupação de manter o planeta produzindo em condições favoráveis à vida se constitui em um grande desafio para as autoridades mundiais e afetam diretamente o cotidiano de qualquer ser humano. A pesquisa objetiva apresentar o papel do terceiro setor na promoção do desenvolvimento sustentável e como, e em que, isso contribui para as comunidades onde atua a ONG ACEV Social, a pesquisa se constitui pelo levantamento dos postulados teóricos que refletem a respeito das influências das empresas que atuam no terceiro setor e suas contribuições na promoção de práticas sustentáveis. As ações do Programa Sertão Sustentável contribuem para um desenvolvimento autossustentável da comunidade através da agricultura familiar agroecológica, o que resultou no aumento da renda familiar dos agricultores; melhora na qualidade de vida da família; economia na utilização da água; menor índice de contaminação com agrotóxicos nos alimentos; cultivo de hortas orgânicas; maior integração dos agricultores. Promover o desenvolvimento sustentável por meio da inclusão produtiva do sertanejo, o que leva ao desenvolvimento do potencial de transformação da realidade socioeconômica da região; e combater a desertificação do semiárido nordestino em seus diversos aspectos.
Descrição: CARVALHO, F. R. de. O terceiro setor como promotor de desenvolvimento sustentável local: um estudo de caso na ONG ACEV Social. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12497
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício Ramalho de Carvalho.pdf419.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.