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dc.contributor.authorAraújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas de-
dc.date.accessioned2017-02-24T12:44:34Z-
dc.date.available2017-02-24T12:44:34Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12505-
dc.descriptionARAÚJO, Francisco Clésio Medeiros Dantas de. Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA relação direta entre a qualidade da educação pública oferecida ao povo de uma nação e as possibilidades que isso implica para o desenvolvimento humano precisa ser discutida em países emergentes. Percebe-se que nos países desenvolvidos há também uma elevada escolaridade de boa qualidade. Por outro lado, nos países subdesenvolvidos a população não dispõe de uma boa qualidade no sistema educacional e o índice de desenvolvimento humano é menor. O Brasil por ser um país emergente, possui características dos dois grupos. Ficou evidenciado que o país precisa adotar reformas profundas em sua educação para garantir um pleno desenvolvimento futuro. Esse trabalho espera levantar os debates nas universidades e nas redes mantenedoras de ensino sobre o quadro do ensino básico das escolas públicas brasileiras. É apresentada a construção do território brasileiro com o seu resgate histórico para o entendimento de sua situação atual. Em seguida, mostra alguns indicadores educacionais e socioeconômicos nacionais e internacionais, onde é possível criar parâmetros para situar a realidade brasileira e questionar a situação presente. Por fim oferece possibilidades de melhorias para o quadro educacional do Brasil por meio de ações legais da sociedade civil organizada e debates governamentais que buscam atender as reivindicações dos movimentos sociais para elaborar políticas públicas educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Fernandes Praxedespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectQualidade na educaçãopt_BR
dc.titleEducação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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