Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12506
Título: Os desafios enfrentados pelos professores na atualidade
Autor(es): Pereira, Licicléa Aparecia dos Santos
Palavras-chave: Trabalho docente
Valorização profissional
Qualificação
Educação brasileira
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A educação brasileira enfrenta inúmeros desafios na tentativa de proporcionar a todos seus cidadãos acesso a uma educação de qualidade para tanto precisamos valorizar nossos professores, através de melhores cursos de formações, preocupados com a prática destes profissionais no dia-a-dia de sala de aula. Além de condições adequadas de trabalho, salários dignos e uma jornada de trabalho que lhes proporcione momentos de lazer. Sabemos da importância do educador na nossa sociedade, mais estes ainda sofrem o processo de desvalorização e mesmo depois de uma luta histórica buscando melhorias este descaso dos governantes acabam prejudicando a educação do nosso país. O professor na atualidade tem exercidos muitas vezes funções que são de responsabilidade da família e da sociedade, tendo a obrigação de formar cidadãos em sua vida intelectual, moral, social, cultural e afetivo, por isso não é fácil a profissão docente, pois espera-se muito dos mesmos, apesar da falta de reconhecimento que acaba desestimulando e provocando frustações aos docentes. A luta foi constante, inúmeras greves que tinha como objetivo ver atendida suas reivindicações, por melhores salários, uma carga horária adequada. Hoje reconhecemos que tivemos melhorias mesmo que de forma modesta, sabemos que ainda há muito a se fazer, mas as leis que regem a educação do Brasil direcionam os caminhos para termos uma educação de qualidade. Precisamos respeitar nossos professores, pois eles são o alicerce para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a educação deve ser tratada como prioridade, provocando discussões e reflexões sobre o fazer docente e as dificuldades enfrentadas em seu cotidiano, apesar de tudo a maioria destes profissionais se esforçam em fazer da melhor forma possível o seu trabalho. A pesquisa foi realizada com os professores da Escola Estadual Ivan Bichara Sobreira, localizada na cidade de Lagoa de Dentro-PB, analisando as situações referentes ao cotidiano destes professores que se assemelha e muito com a dos demais educadores do nosso país.
Descrição: PEREIRA, Lucicléa Aparecida dos Santos. Os desafios enfrentados pelos professores na atualidade. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12506
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUCICLÉA APARECIDA DOS SANTOS PEREIRA.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.