Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12549
Título: Ciclo do desastre: foco nas funções do administrador
Autor(es): Nascimento, Patrícia Karla Cabral do
Palavras-chave: Administração pública
Gestão em segurança pública
Funções administrativas
Data do documento: 17-Fev-2017
Resumo: Os desastres ocorrem com ou sem o auxílio do homem. O Administrador Público, mais especificamente, o Gestor da Segurança Pública deve estar preparado para atuar antes, durante e após o desastre. No escopo de facilitar o empenho dos entes públicos foi elaborado o “Ciclo de Gestão em Proteção e Defesa Civil”. Para que o Gestor Público possa torná-lo efetivo, esse Ciclo deve pautar suas atividades nas Funções do Administrador. Contudo, faz-se necessário corroborar se o conhecido “PODC” – Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar está presente no Ciclo de Desastres ou são apenas falácias administrativas sem utilidades para o Administrador Público. Cabe a esta pesquisa demonstrar que essas funções estão presentes no Ciclo do Desastre tornando-o hábil e efetivo para o Administrador Público gerenciá-lo. Para tal esclarecimento abordaremos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, onde serão alcançados exames, estudos e análises em sites da internet, livros, artigos, manuais, revistas e periódicos, associados à aplicação de um questionário a Oficiais dos Corpos de Bombeiros de diversos Estados, Gestores da Defesa Civil, na ocasião, representando 04 (quatro) das 05 (cinco) regiões brasileiras, não obstante a aplicação de 01 (uma) entrevista estruturada, ao gestor da Defesa Civil da cidade de Campina Grande, Paraíba. Além de concluirmos que as Funções do Administrador estão presentes no Ciclo de Desastres, corroboramos que não são falácias administrativas sem utilidades para o Administrador Público, mas sim, que são funções de relevância para o trabalho do gestor nessa esfera peculiar, pois quando reconhecidas e correlacionadas serão mais bem utilizadas, levando a um atendimento mais célere e eficiente as populações afetadas.
Descrição: NASCIMENTO, Patrícia Karla Cabral do. Ciclo do desastre: foco nas funções do administrador. 2017.38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12549
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patricia Karla Cabral do Nascimento.pdf8.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.