Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1256
Título: Plano de Marketing: proposta de implantação na empresa Paula Modas - Esperança - PB
Autor(es): Costa, Nara Cristina da Silva
Palavras-chave: Marketing
Composto de Marketing
Plano de Marketing
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: Com o passar dos tempos a globalização vem impulsionando o surgimento de novas tecnologias, as mudanças são rápidas e as empresas precisam adaptar-se a tudo isso em períodos de tempos cada vez menores. O marketing vem contribuir para as empresas de forma direta, possibilitando as mesmas a adotarem estratégias que visem aumentar o seu potencial produtivo e assim atingir os objetivos almejados. Nesse sentido o marketing precisa ser trabalhado de forma correta e com as estratégias certas para que assim se torne um aliado na organização. O composto de Marketing, também conhecido como 4Ps, Produto, Preço, Praça e Promoção auxiliam a empresa a tomar decisões diante de um cenário tão dinâmico. É necessário realizar um planejamento de marketing adequado, tendo como guia o plano de marketing, ele irá direcionar todas as ações, afim de que a empresa seja capaz de conhecer o ambiente ao qual está inserido, observando seus pontos fortes e fracos, para que as decisões que venham ser tomadas possam gerar benefícios para todos. Não se deve pensar que o Plano de Marketing vai resolver todos os problemas da empresa, ele servirá de parâmetro para que tudo que foi proposto seja seguido. Outro erro constante é a má utilização desse processo, ao se fazer um Plano de Marketing é preciso estar atento a todas as etapas, buscando coletar informações que possa realmente contribuir para que o Plano seja feito com dados precisos e que se enquadrem na realidade da empresa. É preciso deixar claro que o Plano de Marketing deve ser escrito de acordo com a realidade de cada empresa, pois nem sempre se pode adotar um modelo fixo para todas. O objetivo desse estudo é propor a implantação de um Plano de Marketing tendo a visão de que sua implantação irá contribuir para o sucesso da mesma. Para coleta de dados, será adaptado um Roteiro Simplificado para um Plano de Marketing destinado para Micro e Pequenas Empresas proposto por Las Casas 2011, com o intuito de identificar e elaborar estratégias que auxilie no processo de implantação. A pesquisa se dará com dados fornecidos por uma das administradoras da loja, que utilizou o método de observação tanto da própria empresa como a de seus concorrentes. Quanto ao resultado desse trabalho, foi colocada a importância da empresa adotar um Plano de Marketing que irá contribuir para o seu sucesso.
Descrição: COSTA, N. C. da S. Plano de Marketing: proposta de implantação na empresa Paula Modas - Esperança - PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1256
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nara Cristina da Silva Costa.pdfNara Cristina da Silva Costa501.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.