Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12569
Título: Educação do campo: opção política pedagógica na escola
Autor(es): Theotonio, Andrea Carla Rodrigues
Palavras-chave: Marcos normativos
Educação do campo
Projeto político pedagógico
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O trabalho apresenta os marcos normativos e discute os desafios que atravessam a trajetória da Educação do Campo a partir da observação do contexto de uma escola urbana que atende alunos do campo. A legislação pertinente à Educação do Campo foi exposta com o intuito de tornar claros os direitos já garantidos e principalmente embasar o debate sobre as demandas dos sujeitos do campo que ainda necessitam de visibilidade no ambiente escolar. A realidade da escola selecionada para pesquisa foi observada a partir da análise de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), da distribuição dos alunos nas turmas de ensino médio e de depoimentos dos docentes. Apesar da quantidade significativa de alunos que vivem no campo e se deslocam diariamente para a escola localizada na sede do município, os interesses e singularidades dessa parcela do corpo discente não estão presentes no PPP da escola. A concepção sobre o campo e seus sujeitos vigente no ambiente escolar precisa ser transformada, para que uma visão melhor contextualizada seja capaz de criar perspectivas no sentido de efetivar os direitos dos alunos do campo que são atendidos pela escola estadual. A interação com a comunidade pregada como um dos objetivos da escola se tornará uma realidade quando a identidade, a história e os conhecimentos dos sujeitos do campo estejam presentes no planejamento e no cotidiano da escola.
Descrição: THEOTONIO, Andrea Carla Rodrigues. Educação do campo: opção política pedagógica na escola. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12569
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANDREA CARLA RODRIGUES TEHOTÔNIO.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.