Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12571
Título: África aqui e agora: as heranças africanas em nossa identidade cultural
Autor(es): Amâncio, Josefa Edna
Palavras-chave: África
Cultura
Identidade cultural
Afrodescendentes
Identidade afro-brasileira
Data do documento: 14-Jun-2014
Resumo: O presente trabalho considera como relevante desmistificar o conceito de “ser afrodescendente”, associado exclusivamente aos fatores biológicos como, por exemplo, a cor da pele e a textura de cabelo, bem como problematizar a aplicabilidade da lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino de história e cultura da África, dos africanos e dos indígenas no Brasil. Objetiva analisar as percepções de alunos e alunas do Ensino Médio da Escola Estadual Alzira Lisboa, localizada no município de Jacaraú/PB, acerca da presença africana na identidade cultural dos mesmos.Consiste em abordagem qualitativa nos moldes do estudo de caso e utiliza para coleta de informações um questionário aplicado em duas turmas de 2º ano de ensino médio. Toma como referencial teórico autores como Gilberto Freyre (2005), Elizabeth Macedo (2006), Roberto Benjamin (2004), Stuart Hall (2001), Tomaz Tadeu da Silva (2011), entre outros. Conclui-se que alunos e alunas demonstram uma visão deturpada a cerca do conceito de ser afrodescendente, o que ocasiona uma consequente negação da identidade afro-brasileira. Isso nos leva a e refletir sobre a necessidade de adaptações curriculares que favoreçam o acontecimento de discussões a respeito da presença africana na cultura brasileira.
Descrição: AMÂNCIO, Josefa Edna. África aqui e agora: as heranças africanas em nossa identidade cultural. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12571
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSEFA EDNA AMÂNCIO.pdf437.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.