Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12599
Título: Conservação preventiva do acervo José Américo de Almeida: uma análise dos recortes de jornais
Autor(es): Olimpio, Sergio
Palavras-chave: Arquivo jornalístico
Conservação de recortes de jornais
Fundação José Américo
Data do documento: 19-Dez-2016
Resumo: Trabalho de conclusão de curso, tem como campo empírico a Fundação Casa de José Américo, onde são administrados dezoito fundos arquivísticos de importantes personalidades da Paraíba. Nessa perspectiva, o principal objetivo deste trabalho é analisar as medidas de conservação aplicadas aos recortes de jornais do acervo José Américo de Almeida. O presente trabalho faz uso de uma metodologia escolhida entre as existentes com o critério de quais trariam melhores resultados e quais se adequavam melhor aos objetivos propostos: Bibliográfica, Documental, Observação indireta, e entrevista. O universo compreende todos os jornas contidos desde a Fundação Casa José Américo e a amostragem compreende a série de recortes de jornais do Fundo José Américo de Almeida, entre os anos de 1954 a 1989. Na análise foram levantadas informações relacionadas as condições intrínsecas e extrínsecas que afetam e/ou contribuem para a longevidade do acervo e consequentemente da informação nele contida: fatores ambientais; climatização; temperatura e umidade relativa; Iluminação; condições adequadas de acondicionamento, manuseio e uso; e segurança, finalizando com propostas de conservação preventiva. Tais fatores ambientais do diagnóstico objetivam conhecer o universo de conservação ao qual o acervo está submetido, facilitando na escolha das propostas de medidas eficientes de conservação preventiva. Os recortes de jornais do FJAA são documentos importantes para a história Paraibana e Brasileira, retratando a vida dessa personalidade pública que atuou em diversas áreas culturais e políticas.
Descrição: OLIMPIO, S. Conservação preventiva do acervo José Américo de Almeida: uma análise dos recortes de jornais . 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12599
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sergio Olimpio.pdfSergio Olimpio1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.