Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12619
Título: Doc.Ibama: um estudo de caso sobre a proposta de SIGAD do IBAMA
Autor(es): Oliveira, José Igo Arruda Nunes de
Palavras-chave: Doc.Ibama
Documento digital
Gestão documental
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: As práticas da gestão documental sempre foram um desafio para as instituições brasileiras, com os adventos tecnológicos e o surgimento dos documentos digitais, faz-se necessário uma reflexão sobre como essas organizações estão gerenciando tais documentos. O presente trabalho surge da ideia de analisar o Sistema Informatizado de Gestão Documental - Doc.Ibama, utilizado em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, fazendo uma comparação com o modelo de requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivísticas de Documentos (SIGAD) propostos pelo CONARQ através da publicação e-ARQ Brasil, a fim de se determinar o enquadramento do mesmo na concepção de SIGAD. A pesquisa é exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Faz uso da observação direta e participativa, bem como da pesquisa documental para o levantamento dos dados. Escolhe para estudo apenas os requisitos de caráter obrigatórios e que estabelecem relação com as práticas voltadas para a Gestão Documental. Avalia através de um estudo de caso a adequação do Doc.Ibama as exigências elencadas no e-ARQ Brasil. Aponta o excelente desempenho alcançado pelo software em relação aos requisitos avaliados. Finaliza determinando a potencialidade do sistema Doc.Ibama quanto a ser um SIGAD.
Descrição: OLIVEIRA, J. I. A. N. de. Doc.Ibama: um estudo de caso sobre a proposta de SIGAD do IBAMA. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12619
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Igo Arruda Nunes de Oliveira.pdfJosé Igo Arruda Nunes de Oliveira2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.